quarta-feira, 7 de maio de 2014

Circuitos Elétricos

Um circuito elétrico é um conjunto de elementos ou componentes, ligados numa dada sequência, formando um percurso ou caminho por onde vai passar a corrente elétrica. Os circuitos elétricos são geralmente constituídos por:
 - Fonte de energia - Fornece a energia necessária para que a corrente elétrica circule no circuito. Algumas fontes de energia elétrica produzem-na a partir de uma outra forma de energia (as pilhas transformam energia química em energia elétrica). Exemplos: Pilhas, baterias, dínamos, alternadores.
- Aparelhos recetores - Transformam a energia elétrica que recebem, numa outra forma de energia. Exemplos: Aquecedores, secadores de cabelo, batedeiras, ventoinhas, lâmpadas, etc.
- Fios de ligação - Estabelecem a ligação entre os vários elementos do circuito elétrico. São constituídos por fios condutores (que são normalmente de cobre) envolvidos por um isolador (normalmente plástico).

Também se utilizam por vezes, aparelhos de medida, que servem para medir as grandezas em estudo no circuito. São utilizados geralmente Amperímetros e Voltímetros.

Alguns símbolos:

Sem comentários:

Enviar um comentário