sexta-feira, 28 de março de 2014

Forças

Nas situações da vida real, dificilmente qualquer corpo está sujeito apenas a uma força. Quando várias forças actuam sobre um corpo, cada uma delas exerce um efeito nesse corpo. O resultado dos efeitos de todas as forças é igual ao de uma única força, a força resultante.
Chama-se força resultante do conjunto de forças que actuam no mesmo corpo a uma força equivalente a esse conjunto. Corresponde à soma de todas as forças.

Resultante de duas formas com a mesma direcção e o mesmo sentido


Quando duas forças com a mesma direcção e o mesmo sentido actuam num corpo, a força resultante tem direcção e sentido iguais aos das duas forças e intensidade igual à soma das intensidades das duas forças.




Resultante de duas forças com a mesma direcção mas sentidos opostos



Quando duas forças com a mesma direcção mas sentidos opostos actuam num corpo, a força resultante tem, direcção igual ás duas forças, sentido igual ao da força com maior intensidade e intensidade igual à diferença das intensidades das duas forças.




Resultante de duas forças com direcções diferentes



Quando duas forças com direcções perpendiculares entre si, actuam num corpo, a força resultante tem direcção e sentido diferentes dos das duas forças, que são determinados geometricamente e a intensidade é calculada utilizando o teorema de Pitágoras.



Sem comentários:

Enviar um comentário